Portfólio

9 registros encontrados

Filtro(s) escolhido(s):
Editora Unesp
Preparação

14
Março
2016

"Não é só a torcida organizada"


Serviços de revisão, diagramação, projeto gráfico e capa para a Editora UNESP.


14
Março
2016

Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)


Serviços de revisão, diagramação, projeto gráfico e capa para a Editora UNESP.


03
Novembro
2014

Entre Drummond e Cabral

Cliente: Editora Unesp
Serviços: Preparação; Revisão

Trabalho de preparação e revisão do livro de Affonso Romano de Sant'Anna.

O  volume intitulado Entre Drummond e Cabral  inclui os ensaios “Drummond e Cabral: pedras no caminho” e “Como ler a poesia de Carlos Drummond de Andrade. No primeiro texto, Sant’Anna estuda de forma original  a complexa relação edipiana entre Cabral e Drummond. Analisa o conceito de “família literária” de Cabral,  a questão da “epifania” em Drummond e Bandeira, e mostra como a leitura que Cabral fez de Miró foi equivocada, constituindo-se em uma projeção da  poesia que ele, Cabral, faria futuramente.

O segundo ensaio é uma “leitura em progresso”. O autor retoma a sua  premiada tese  “Drummond o gauche no tempo” e estabelece uma comparação com outras análises  da poesia de Drummond. Como se sabe, o poeta disse várias vezes que Sant’Anna o havia “desparafusado” e recomendava o trabalho como modelo de análise se sua obra.


03
Novembro
2014

O direito de voto

Cliente: Editora Unesp
Serviços: Preparação; Revisão

Trabalho de preparação e revisão do livro de Alexander Keyssar.

Registro da evolução das leis que definiram e circunscreveram o eleitorado americano, a obra faz uma narrativa minuciosa acerca dos diferentes modos pelos quais as mulheres, os afro-americanos, os trabalhadores da indústria, os imigrantes e muitos outros grupos adquiriram e, às vezes, perderam o direito de voto. Mostra que as questões que permeiam esse direito caminham juntas às indagações sobre as origens da democracia e os obstáculos ou ameaças à existência desse regime: “A evolução da democracia, assim como a do direito de voto, raramente seguiu um caminho reto e sempre foi acompanhada de profundas contracorrentes antidemocráticas”, escreve Keyssar. “A história do sufrágio nos Estados Unidos é uma história de expansão e contração, de inclusão e exclusão”.


03
Novembro
2014

Trajetória poética e ensaios

Cliente: Editora Unesp
Serviços: Preparação; Revisão

Trabalho de preparação e revisão do livro de Affonso Romano de Sant'Anna.

No volume Trajetória poética e ensaios o leitor encontrará  dois textos. O primeiro (“50  Anos da poesia e/ou as ilusões perdidas”) mostra o percurso poético de Sant’Anna  pelos movimentos marcantes da poesia brasileira do período. Atuando em várias frentes ele faz a crítica aos movimentos utópicos dos anos 1950 e 1960, divididos entre as vanguardas e a poesia social.  O segundo ensaio, “Travessia crítica”, é uma radiografia do que foi sua experiência dentro e fora da universidade, onde deixou marcas notáveis. Destacam-se  nesse caso assuntos como o significado da  estilística, do estruturalismo, da psicanálise, da  teoria da  carnavalizacão até seus ensaios inovadores sobre o Barroco e arte contemporânea.


«  Anterior  001|002 Próximo »